O que é a indisciplina?
Na revista “2 Pontos” afirma-se que a indisciplina é
um fenómeno relacional e interactivo que se concretiza no incumprimento
das regras que presidem, orientam e estabelecem as condições das
tarefas, e ainda, no desrespeito de normas e valores que fundamentam o seu convívio entre pares, enquanto pessoa e autoridade. Podem distinguir-se dois níveis de indisciplina:
· Desvio às regras;
· Conflitos interpares.
Indisciplina, porquê?
A
indisciplina na escola, na sala de aula, em todo lado praticamente,
sendo uma preocupação de sempre, é hoje um tema inscrito na agenda de
todos quantos reflectem sobre a educação das jovens gerações.
Professores, políticos, administradores da educação e jornalistas,
sobretudo, fazem coro afirmando a insustentabilidade da situação e vão
brandindo acusações fáceis, tantas vezes sem sequer terem feito algum
esforço sério para compreender o fenómeno e as respectivas causas.
A indisciplina tem-se agravado
O aumento dos fenómenos de indisciplina
e até de violência são inseparáveis da massificação, acompanhada da
crescente complexidade, mobilidade e diversidade sociocultural das
sociedades pós-industriais, que alterou também as referências relativas à
estabilidade e funcionamento da sociedade e da família.
A prevenção da indisciplina
As regras deverão ser poucas, simples, objectivas, fundamentais, conhecidas e cumpridas.
Prevenir é sempre preferível a remediar, pelo que a grande aposta a fazer é na definição de uma estratégia possível de prevenção.
O
êxito dos esforços de prevenção da indisciplina está muito dependente
do modo como tais esforços são empreendidos. Se partem de decisões
colegiais e se se constituem como acções coordenadas ou se, pelo
contrário, as decisões são individuais e as acções inconsistentes e
desencontradas.
Só
deste modo as acções dos diferentes agentes se reforçam mutuamente. Se
deixarmos abertas demasiadas brechas estaremos a contribuir para
condenar ao fracasso os esforços individuais de cada um de nós.
Adaptado, Sara Dias
10º D
Ano lectivo 2009-2010
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