quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Análise do filme "Matrix"



O “Matrix” é um filme onde a Terra foi totalmente dominada por máquinas com inteligência artificial, que passaram a ter controlo sobre a raça humana. 0 “Matrix” é em si uma outra forma de realidade. Apesar da sua existência como uma simulação, as acções das pessoas realizadas dentro da Matrix são percebidas pela mente como real. Assim, se morrer dentro da Matrix, também se morre no mundo real, pois a mente percebe o que ocorre dentro da Matrix como "real") A mente vista as acções que ocorrem dentro da Matrix como real, e apesar do facto das personagens terem a capacidade de curvar as leis da física para realizar feitos sobre-humanos, pois eles sabem que o Matrix é uma simulação, eles não podem desafiar a percepção da mente de lesões pessoais ou morte.             Os homens e todo o nosso mundo não passam de um software, um programa de computador, uma mera ilusão. Resumindo, o nosso mundo não passa de uma realidade virtual, como um “jogo de computador”. O verdadeiro mundo Real contém um céu coberto por espessas nuvens negras criadas pelos seres Humanos na tentativa das Máquinas se desligarem devido ao reduzido fornecimento de Energia Solar. As máquinas responderam usando os seres humanos como fonte de energia em conjunto com a fusão nuclear, do calor do corpo.
            A personagem principal “Neo” foi criada numa rebelião contra as máquinas, envolvendo pessoas que foram retiradas do “mundo da ilusão ou dos sonhos” para a realidade. A personagem Neo é um excelente exemplo do conceito em que, a partir do início do filme, ele luta com uma vida dupla. Quando Morpheus apresenta a escolha de dois comprimidos a Neo, isso pode ser interpretado como o reconhecimento de dupla consciência de Neo, e a sua aceitação da pílula vermelha é o primeiro passo para se tornar um indivíduo singular. O mundo que Neo tinha conhecido desde o seu nascimento foi na verdade, o Matrix, uma realidade ilusória simulada do mundo como era em 1999, desenvolvido pelas máquinas, a fim de manter a população humana em cativeiro. Morpheus e a sua tripulação pertencem a um grupo de seres humanos livres que se "desligaram" do Matrix e que criaram uma resistência contra as máquinas. Eles são capazes de usar o seu entendimento da Matrix natureza para dobrar as leis da simulação da física, dando-lhes habilidades sobre-humanas dentro do mundo virtual. Morpheus acredita que Neo é  "o Tal” devido ao Oráculo que profetizou que Morpheus iria escolher “aquele” que iria pôr fim à guerra entre os Humanos e as Máquinas.
            Matrix também tem uma forte analogia com o cristianismo. Neo (do grego "novo”, um substituto para Jesus Cristo), a exemplo de Jesus Cristo, Neo é conhecido como o “escolhido”, o “salvador; move-se com uma rapidez incrível, salva pessoas prestes a serem mortas (como quando foi resgatar o Morpheus), tem uma força incomum, morreu e ressuscitou. Existe uma trindade benigna no filme, composta por Trinity ("Trindade", em inglês). Morpheus (Morfeu "deus dos sonhos" na mitologia grega) que faz o papel de João Baptista ao preparar o caminho para o "escolhido" e o de Deus Pai ao assumir a figura paterna de todos os que já foram libertados da ilusão.


Samuel Duarte, nº 17, 11ºF

   O

Sem comentários:

Enviar um comentário